quarta-feira, 27 de agosto de 2014

 Os Pilares da Aprendizagem Colaborativa

O Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI de Delors et al. (1998) defende uma aprendizagem ao longo de toda a vida assentada em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Aprender a Conhecer
Implica no prazer pelo processo investigativo, curiosidade, desconstruir e construir. Nesse sentido o processo de construção do conhecimento implica em aprender a aprender.
Aprender a Fazer
Não pode continuar a ter o significado simples de preparar alguém para tarefa material bem determinada. Como consequência, as aprendizagens devem evoluir e não podem mais ser consideradas como simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, embora estas continuem a ter um valor formativo que não é de desprezar”.
Aprender a Viver Juntos
Significa cnviver harmoniosamente com todos os seres, homens e animais, mar, terra e ar é o lema atual de organizações ditas politicamente corretas e ambientalmente sustentáveis. Nesse sentido, discutir aprendizagem colaborativa na EaD é desconstruir um modelo de escola estabelecido, centrado no ensino, finalidade, conteúdo, avaliação, planejamento, operacionalização sob a forma de aulas e de exercícios, ao de uma prática pedagógica centrada antes na aprendizagem do que no estudante (TARDIF, 2002).
Aprender a Ser
Segundo Delors et al. (1998), a educação deve contribuir para o desenvolvimento integral; espírito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. Todo o ser humano deve ser preparado, especialmente, graças à educação que recebe na juventude, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor.


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