segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Escola na zona rural de Eldorado do Sul /RS, é inspirado na Escola da Ponte, em Portugal...




 “Temos uma escola do século 20 para alunos do século 21. Essa nova escola vai trabalhar com uma pedagogia diferente, em que a construção do conhecimento será feita a partir dos interesses dos alunos”.

O colégio é inspirado na Escola da Ponte, em Portugal, que funciona há mais de 40 anos a partir de um modelo alternativo de ensino. A iniciativa surgiu a partir de uma proposta do Movimento Sepé Tiaraju e do Ministério Público. O projeto também é apoiado pela organização Seicho-No-Ie e pela Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo, que cedeu o espaço físico para a nova escola – que funcionará num antigo orfanato desativado na zona rural de Eldorado do Sul/RS.
A escola será regida por um conjunto de valores e princípios que nortearão a convivência entre os alunos, os professores e a comunidade. “Isso será construído junto com a comunidade escolar, com a presença constante dos pais”.
A Sepé Tiarajú II funcionará em turno integral, das 8h às 17h, e, num primeiro momento, contará com 36 alunos, três professores – que passarão a ser chamados de tutores – e uma merendeira. As crianças, com idades entre 9 a 13 anos, serão selecionadas a partir de um diálogo com suas famílias.
O perfil buscado é o de alunos com dificuldades de adequação à rede tradicional de ensino. “A escola fica dentro de um bairro extremamente pobre, as crianças serão oriundas da comunidade e estão expostas a vários problemas sociais, muitas possuem distorção em relação à idade e à série e dificuldades de relacionamento em suas escolas”, observa Rosângela.
Foto: Elisete Oliveira/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário