domingo, 11 de outubro de 2015

Criança um ser em construção...

 Quais são os direitos e os deveres das crianças???


"Todas as crianças tem direitos e, tem deveres também... O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Convenção sobre os direitos da criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) esclarece sobre este assunto.

São direitos das crianças:
§  ter uma educação de boa qualidade;
§  ter acesso à cultura e aos meios de comunicação e informação;
§  poder brincar com outras crianças ;
§  não ser obrigado a trabalhar como adulto;
§  ter uma boa alimentação que dê ao organismo todos os nutrientes que precisam para crescer com saúde e energia;
§  receber assistência médica gratuita nos hospitais públicos sempre que precisarem de atendimento;
§  ser livre para ir e vir, conviver em sociedade e expressar as ideias e sentimentos;
§  ter a proteção de uma família , seja ela natural ou adotiva, ou de um lar oferecido pelo Estado se, por infelicidade, perdermos os nossos pais e parentes mais próximos;
§  não sofrer agressões físicas ou psicológicas por parte daqueles que são encarregados de dar proteção e educação ou de qualquer outro adulto;
Enfim, todas as crianças tem o direito de uma vida digna, saudável e feliz. 


São deveres das crianças:

Quanto aos  deveres, eles precisam começar pelo respeito ao direito das pessoas com quem convive, pois só assim pode-se esperar que elas também nos respeitem. Outro dever é estudar para que possam se preparar para a vida adulta, quando a sociedade exigirá de cada um, uma série de responsabilidades que hoje  não tem, enquanto crianças.
Por exemplo, trabalhar para criar e educar os futuros  filhos ou para ser capaz de votar, com discernimento, nos melhores representantes para governar nossas cidades e nosso país. 
Também o dever de respeitar as pessoas que são ou pensam diferente . Como cidadãos de um país democrático, precisam aprender, desde a infância, a lidar com as diferenças e aceitá-las.
 Como fazemos isso? Não discriminando pessoas que tenham alguma deficiência física ou mental, as mais pobres, que não receberam a mesma educação nem tiveram as mesmas oportunidades que nós, ou as que são diferentes porque têm outra religião, nacionalidade, etnia, idade, sexo, cor da pele, opção sexual ou outro partido político.


 É dever respeitar os que são diferentes porque eles também são cidadãos e possuem os mesmos direitos e deveres que nós na sociedade brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário